sexta-feira, 20 de abril de 2012

CONHEÇA O MUSEU GUCCI, EM FLORENÇA


O Museu Gucci, em Florença, nasceu para mostrar ao público toda a criatividade que caracterizou o trabalho de moda iniciado em 1921 pelo empresário e estilista Guccio Gucci. Com mais de 1.700 m², o espaço permanece protegido pelas históricas fachadas do Pallazo della Mercanzia, próximo à Piazza della Signoria, praça central da cidade.

O objetivo de renovar e formatar o edifício para um museu foi o de aliar a pureza da arquitetura clássica florentina aos valores artesanais que embasaram a obra do estilista.
  

O museu possui três pavimentos, sendo dois deles dedicados a exposições permanentes. O primeiro andar traz motivos florais que inspiraram séries de produtos do mestre, além de uma coleção de bolsas, joias e um espaço para arte contemporânea. No segundo andar, uma sala apresenta a evolução do logo da marca ao longe de décadas; nas seções Lifestyle e Sport, são mostradas peças que revelam moda elegante e casual.
O andar térreo pode ser considerado o mais dinâmico de todos. Seus espaços se abrem para a cidade com o Gucci Caffè, uma livraria e pequena loja de presentes – em parceria com a editora italiana Rizzoli, especializado no lançamento de livros de arte, moda, fotografia e arquitetura. Há ainda a Icon Store, loja que oferece produtos de edição limitada assinados por Frida Giannini, diretora de criação da marca.


O porão privativo abriga, ainda, um arquivo histórico de coleção prêt-à-porter, acessórios e fotografias que documentam a trajetória da Gucci.
Um espaço é especialmente dedicado a trabalhos internacionais e exibições de arte, cuja seleção passa pelo crivo da Pinault Foundation – como foi o caso do vídeo do americano Bill Viola, cuja instalação ilustrou a festa de abertura do museu – um verdadeiro acervo de criação, mas também casa de incentivo à arte e cultura.







Gucci Museo
Local: Pallazo della Mercanzia, Florença
Horário: das 10h às 20h

Foto:VOGUE



Nenhum comentário:

Postar um comentário